Como fazer uma Igreja crescer

como fazer uma igreja crescer
 

O crescimento da igreja é tema de estudo e discussão entre líderes e pastores que desejam saber como fazer uma igreja crescer.

É certo que Deus conta com homens e mulheres dispostos a dedicarem tempo e talentos para o crescimento da igreja, porém, é necessário entendermos que essa é uma obra espiritual e, portanto, deve ser examinada à luz da Bíblia.

A Bíblia não nos fala especificamente sobre como fazer uma igreja crescer, mas em Atos 2:42-47 encontramos a descrição de uma igreja viva que experimenta um crescimento saudável e espontâneo.

Como fazer uma igreja crescer


“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. 
Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” 
Atos 2:42-47


Como fazer uma igreja crescer 

Veja também Manual de Crescimento da Igreja



Dedicavam-se ao ensino... (Atos 2. 42)


O verdadeiro crescimento não consiste em aumentar a lista de rol de membros de uma congregação semanalmente, mas em crescer em graça e conhecimento. Uma Igreja pode ter muitos membros e até crescer periodicamente e ainda assim estar morta espiritualmente. Por outro lado, pode estar viva mesmo que sua membresia não aumente.

Quando uma igreja dedica-se ao ensino da palavra e incentiva a prática da leitura bíblica diária, experimenta um ciclo de crescimento natural, pois a palavra é viva e eficaz (Hebreus 4.12) e alimenta (Mateus 4.4) e liberta (João 8.32), quem nela medida dia e noite cresce em graça e conhecimento.



Dedicavam-se a comunhão e ao partir do pão (Atos 2. 42)


Os crentes da primeira igreja experimentavam uma comunhão perfeita, reuniam-se todos os dias, compartilhavam tudo o que tinham, partiam o pão e o faziam com alegria e generosidade. Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo (Atos 2. 47)



Dedicavam-se a oração... (Atos 2. 42)


Através da oração o Senhor nos revela qual é o seu propósito/plano para a Igreja e nos dá sabedoria para agir diante das diferentes situações. O verdadeiro relacionamento com Deus depende da oração. De que outro modo poderemos saber se determinado projeto para fazer a Igreja crescer é de Deus ou simplesmente, vontade nossa?

A Igreja é Dele, Cristo é a cabeça da Igreja e o crescimento depende exclusivamente Dele (Mateus 16:18). Nenhuma estratégia de crescimento para a igreja funciona sem a intervenção divina.



E o Senhor lhes acrescentava... (Atos 2. 47)


Atos relata que o Senhor acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. É Deus quem dá o crescimento.

A Bíblia diz que se faz necessário que alguns plantem, outros reguem, mas quem dá o crescimento é Deus.

“De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.”
1 Coríntios 3.7



Manual de crescimento da igreja



Deve haver um equilíbrio entre quem planta, quem rega e todas as outras atividades dentro da igreja, cada membro deve saber qual é o seu dom espiritual e submeter-se a vontade de Deus para que o corpo funcione perfeitamente e alcance um ciclo de crescimento natural.


O plano de crescimento da igreja apresentado no livro de Atos é:


Oração + Ensino da Palavra + Comunhão = Crescimento



projetos para fazer a igreja crescer



Finalmente, a Bíblia nos ensina que quando a Igreja persevera no ensinona oraçãona comunhão, no partir do pão e os membros comunicam seus dons espirituais, experimenta o crescimento dado por Deus.


Neste conteúdo, a resposta para como fazer uma igreja crescer é “siga o modelo da igreja de Atos”.

Mas, pode ser que você deseje uma resposta mais específica, neste caso indicamos o e-book “Manual de Crescimento da Igreja”.

Se você deseja saber mais sobre “Como Fazer Uma Igreja Crescer”, sobre “Como implementar um projeto de crescimento na igreja”, ou sobre “Como mobilizar a igreja para o crescimento”, CLIQUE AQUI.



Manual de crescimento da igreja



Jesus abençoe o seu ministério!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque


ideias para o ministério infantil
Se tem um ministério que exige muita criatividade, amor e dedicação da liderança, é o ministério infantil. Trabalhar com crianças não é fácil, o professor precisa ser criativo e (...)